A carreata que levou milhares de pessoas às ruas de Marabá, na quarta-feira, 26, em apoio à campanha de Lula, teve como principal protagonista político o governador Helder Barbalho, que se fez também acompanhado dos vereadores Pedro Correa, presidente da Câmara Municipal, e Miguelito Gomes (PDT).
De cima da carroceria de um veículo, ao lado de Miguelito e Pedro Correa -, Helder percorreu diversas ruas da cidade, seguido por milhares de carros, motos e bicicletas, acenando para a população que aplaudia a carreata às margens das vias.
A grande manifestação teve uma ausência, que foi reparada e comentada.
O prefeito de Marabá, Tião Miranda, que até minutos antes da carreata acompanhava o governador na inauguração da sede do Igeprev ( Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará ), se descolou da comitiva do governador, deixando de participar da manifestação de apoio a Lula.
Como Helder tem trabalhado intensamente em todo o Estado para aumentar a vantagem de Lula, no próximo domingo, em relação a votação do primeiro turno, a ausência de Tião repercutiu.
A não ida de Tião à carreata está sendo interpretada como posição política assumida pelo prefeito contra a candidatura de Lula.
O vereador Miguelito Gomes, em contato com o blog, disse que não sabe as razões da ausência de Tião, da carreata, mas assegurou que grande parte dos vereadores trabalha pela eleição de Lula.
“Eu, por exemplo, estou pedindo votos para Lula porque ele foi um presidente que olhou por Marabá, criou a Unifesspa, nossa universidade federal; construiu mais de cinco mil casas populares na cidade, espalhou recursos para a construção de dezenas de creches, e, depois de mais de 20 anos como sonho das populações da região, concluiu as eclusas de Tucuruí. Temos a obrigação de agradecimento em votar no Lula, retribuir o muito o que ele já fez pela região e, com certeza, voltando ao governo, ajudará o governador Helder Barbalho a fazer muitas obras”, disse Miguelito.