A situação de alguns candidatos a deputado estadual da região Sul/Sudeste do Pará, citados aqui no blog como “candidatos periféricos” -, com chances distantes de conseguirem eleição, pode ser analisada como dramática diante dos resultados do último estudo de pesquisas Doxa, publicada nesta segunda-feira, 26.
Um breve levantamento entre os 123 candidatos a deputado estadual mais citados em três pesquisas -, nas quais foram ouvidos 6 mil eleitores pelo instituto de Belém, comprova que alguns nem tem seus nomes citados.
São os casos dos candidatos Arão Gomes (PSC), Eloi Ribeiro (Republicanos), Aveilton Sousa (PL) e Marcos Baxim (PSB), lá de Brejo Grande,
Entre os 123 mais citados nas três pesquisas realizadas pela Doxa, Arão Gomes (PSC) não tem seu nome citado pelo eleitor.
O mesmo pode se dizer do Fernando Henrique (PST), que entre os 123 da lista publicada aqui no blog, nesta segunda-feira, 26, não aparece, bem como nenhum candidato do PST.
Ou seja, até para conseguir quociente para obter uma vaga na Alepa, o partido deverá ter dificuldade.
O mesmo acontece com o pastor Eloi Ribeiro (Republicanos), fora da lista dos 123 mais citados no estudo.
A propósito, na relação de 123 candidatos citados, o partido Republicanos tem dez candidatos a deputado estadual citados, só que o de Elói Ribeiro não consta.
O PL (Partido Liberal) do candidato Aveilton Sousa (PL) tem cinco candidatos a estadual citados entre os 123 da lista, só que o ex-superintendente do Incra no Sul do Pará está fora da relação.
Marcos Baxim, candidato a estadual pelo PSB, lá de Brejo Grande, conforme os números do estudo da Doxa, tem chance quase zero de obter uma vaga.
Ele aparece na posição 119, entre os 123 da lista de mais citados, tendo cinco candidato do PSB à frente dele.
Como o PSB deverá eleger somente dois deputados estaduais, Baixim está longe de ter uma assento na Alepa.
Amanhã, prosseguiremos com a análise dos candidatos a deputado estadual com poucas chances de se eleger .
O estudo da Doxa com a relação de 123 candidatos a deputado estadual, foi publicada hoje no Blog (LEIA AQUI)