Dia 13 de setembro, publicou análise feita por este blogueiro sobre a média de quatro pesquisas realizadas nos últimos dois meses, indicando a possibilidade de Marabá eleger quatro deputados estaduais.

E deu nomes de quem pode se eleger: Chamonzinho (MDB), João Salame (PSB), Dirceu ten Caten (PT) e Thiago Miranda (MDB).  (VER   A Q U I )

Pois bem, o instituo Doxa publicou, em duas etapas, estudo realizado em pesquisas feitas pelo próprio instituto, depois de  universalizar 4 mil pesquisados, que bate com a análise deste blog.

Vamos ao que diz o Doxa:

—————————–

Dando continuidade aos estudos dos cargos proporcionais, Doxa publica para deputado ESTADUAL Esse estudo é baseado em duas pesquisas estadual realizadas nos meses de agosto e setembro. As ‘pesquisas estão registradas no T.R.E conforme os números PA-04691/2022; PA-00891/2022.

O estudo mostra que o MDB fará a maior bancada com 10 deputados. A segunda maior será do PSDB/CIDADANIA. O PTB pode fazer a terceira maior bancada. O desempenho do partido está relacionado ao vereador Bob Fly que poderá ser o mais votado de todos os deputados eleitos. Vale ressaltar que na pesquisa foram citado apenas 4 nomes do partido e pelos cálculos o PTB faz 5 deputados.
Portanto, a quinta vaga está aberta dentro do partido.
Pelo estudo, a Assembleia deverá ser renovada em até 49%. 12 partidos e duas federações vão compor por 4 anos a nova Alepa. O que pese essa renovação, verifica-se que a maioria dos partidos são da base política do governador, Helder Barbalho.
Apenas o PL ficará como oposição.
Vale ressaltar que é um estudo que valida o momento da pesquisa. Ainda existem mais de 65% de eleitores que não tem nenhum candidato definido. Por outro lado, temos pela frente 15 dias de campanha, o que pode mexer pontualmente o jogo de cadeiras.

Segundo estudo do Doxa, MDB, PSDB/CIDADANIA E PTB  farão as maiores bancadas de deputados estaduais na Alepa.

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral Pará

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-04691/2022; PA-00891/2022

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 2,25% para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Período: Agosto/Setembro de 2022

Local: Estado do Pará

Amostra: Foram entrevistados 4000 eleitores.

Estatístico Responsável: Jadson Chaves – CONRE: 8010