O período eleitoral nem bem começou e a velha cantiga pra boi dormir volta a ser entoada.
Agora, na voz da presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – Coomigasp, que estaria cobrando indevidamente prestações atrasadas de associados da entidade sob a promessa de que, somente quitados em suas obrigações estatutárias, os sócios receberão a tal indenização de sobras de ouro retidos na década de 80 pelo governo federal.
Deuzita Rodrigues da Cruz Viana (foto), eleita a primeira mulher presidente da Coomigasp, está sob fogo cerrado, já que diretores da cooperativa a acusam de ferir o regimento da associação em benefício próprio.
Há denúncias de que a dirigente anda no garimpo cercada de jagunços e que estes não permitem o ingresso dos dirigentes, na sede da entidade, em Serra Pelada.
Diretores da cooperativa começaram a se mobilizar nas últimas horas com objetivo de denunciar Deuzita, junto ao Ministério Público e concedendo entrevistas aos meios de comunicação.
Os denunciantes alertam os antigos garimpeiros portadores da antigas carteirinhas de cor amarela para que não paguem nada à Coomigasp.
“Se um dia o governo federal decidir pagar a sobra de ouro a quem tem direito, isto será feito sem que ninguém tenha que pagar nenhuma mensalidade atrasada de associado”, disse um informante.
Filiada ao partido Patriotas, Deuzita da Cruz Viana está sendo acusada de fazer cobranças indevidas de garimpeiros para uso suspeito.
Diz um denunciante que a residente da Coomigasp é declarada pré-candidata a deputado federal, pelo Estado do Tocantins, razão maior para tentar “fazer caixa de campanha enganando pobres garimpeiros”, acusa.
Deuzita tem domicílio eleitoral no distrito de Macaúba, município de Araguatins (TO).
O blogueiro tentou ouvir a presidente da Coomigasp, sem sucesso.
Quem tiver contato da dirigente da cooperativa, favor informar ao blog.
Mauro Sérgio batista de Sousa
29 de março de 2024 - 14:18Na minha opinião o pior problema, que eu vejo na direção deste caso na serra pelada . é que os garimpeiros são os últimos a saber das coisas e quando., vai ver a coisa já tá feia si ouvi trambique ou si está avendo. é acionar as autoridades competente e apura e de início,si afasta todos os suspeitos.
Isabel Ferreira da Silva
11 de agosto de 2022 - 06:48Estamos todos muito tristes, pois meu pai faleceu ano passado na esperança de receber esse valor que está na Caixa econômica. Pagamos desde o início até Dezembro de 2021, sem nunca atrazar 1 ano se quer e agora a presidente faz uma reunião em 17 de julho, fecha o quadro e alega que quem não pagou até a data da reunião 17 de Julho de 2022, PERDEU O DIREITO DE RECEBER O QUE ESTÁ na CEF. É muita ousadia e afronta, fechando o quadro em aproximadamente 11.180 garimpeiros,nem se quer deu o direito de saber ou um prazo extensivo para os outros 30.000 garimpeiros, que se individaram, venderem as suas posses para cumprir a exigência que ela fez. QUEREMOS JUSTIÇA E QUE POSSAMOS RECEBER POIS NOSSOS PAIS E VIUVAS QUE NÃO PUDERAM IR E PAGAR TODOS OS ANOS EM ATRAZO OU NO NOSSOS CASO 6 MESES, FOMOS DURAMENTE PENALIZADOS.
CEF NÃO PAGUE ESSE VALOR SEM REVER A CAUSA DA LEGALIDADE DESSA PAUTA
Isabel Ferreira da Silva
11 de agosto de 2022 - 06:44Estamos todos muito tristes, pois meu pai faleceu ano passado na esperança de receber esse valor que está na Caixa econômica. Pagamos desde o início até Dezembro de 2021, sem nunca trazer 1 ano se quer e agora a presidente faz uma reunião El julho, fecha o quadro e alega que quem não pagou até a data da reunião 17 de Julho de 2022, PERDEU O DIREITO DE RECEBER O QUE ESTÁ na CEF. É muita ousadia e afronta, fechando o quadro em aproximadamente 11.180 garimpeiros, que se individual, venderem as suas posses para cumprir a exigência que ela fez. QUEREMOS JUSTIÇA E QUE POSSAMOS RECEBER POIS NOSSOS PAIS E VIUVAS QUE NÃO PUDERAM IR E PAGAR TODOS OS ANOS EM ATRAZO OU NO NOSSOS CASO 6 MESES, FOMOS DURAMENTE PENALIZADOS.
CEF NÃO PAGUE ESSE VALOR SEM REVER A CAUSA DA LEGALIDADE DESSA PAUTA
Joyce
16 de agosto de 2022 - 20:19Que indenização é essa? Estou por fora, meu pai também fala em um dinheiro para receber, mas não sei como. Poderia me informar por gentileza para que possa me atualizar
Vangeane
16 de julho de 2022 - 09:28Meu pai também é Desa associação ese bando de ladrão não tem limites ese mês agora de maio junho saiu essa notícia aí que vai pagar os direitos deles minha mãe pegou dinheiro e pagou essa carteira.se for mentira gente cada a justiça dese país que não funciona cadê o ministério público cadê.
souza Netto
21 de outubro de 2022 - 07:52Todas as pessoas que se sentir injustiçada entrar em contato 91 98188‑2783 estamos fazendo o mutirão da caixa
Maria Ester Braga Silva
25 de junho de 2022 - 19:09Eita meu pai é dessa associação de garimpeiros da cerra pelada e ele tem 91 anos e vive na esperança de receber esse dinheiro no mês de maio ele fez minha mãe fazer um empréstimo pra mandar pagar às mensalidades da comperativa foi pagou 840.00 isso na esperança de receber essa tal de indenização é uma grande corvadia desse pessoal aí.ministerio público cuida dessa questão sobre isso.meu paí tem 91anos tem ozamir.por favor não deixem tirar os direitos de quem precisa.covadia.
Nathania Medrado Pereira
24 de agosto de 2022 - 13:39Eu sou viúva de um garimpeiro associado na Comigaasp paguei as parcelas atrasada na esperança de receber essa indenização.