Depois de meses de espera a Fiat finalmente apresentou por completo o seu inédito SUV compacto, o Pulse.

Produzido em Betim (MG), o modelo  chegou à loja da  Zucavel Veículos, em Marabá, dia 19 de outubro.

Solenidade de lançamento contou com presenças de  clientes, autoridades, e a diretoria do Grupo Zucatelli tendo à frente o presidente conglomerado, Reinaldo Zucatelli e sua esposa, Regina Sucatelli.

 

O lançamento do SUV revolucionário da Fiat é considerado um dos momentos mais marcantes da indústria automobilística nacional, porque o SUS, além de tecnologia de ponta, já está sendo oferecido com preços que partem de R$ 79.990 e vão até R$ 115.990.

O  Fiat Pulse será oferecido em cinco versões, Drive MT, Drive AT, Drive Turbo 200 AT, Audace Turbo 200 AT e Impetus Turbo 200 AT

Serão três delas com o inédito motor 1.0 turboflex e outras duas com o já conhecido motor 1.3 aspirado, sendo apenas a de entrada com câmbio manual e as demais equipadas com também inédito câmbio automático CVT, que faz sua estreia na Fiat.

De acordo com Reinaldo Zucatelli, o Pulse foi produzido sobre uma nova plataforma modular, a MLA.

“Ele tem toda a área de suspensões, balanço e entre-eixos novos. Em termos de visual, o carro aposta na estamparia emprestada do irmão Argo, ao menos para as peças laterais, como as portas e a curvatura da carroceria. É muito estiloso”, diz Reinaldo.

Desde a versão de entrada, o Fiat Pulse vai oferecer quatro airbags, sendo que os laterais, para motorista e passageiro dianteiro, agora cobrem cabeça e tórax.

O airbag lateral padrão protege apenas a área do tórax.

“Outros itens que estão disponíveis em todas as versões são controles de tração e estabilidade com ajuste para uso na terra, o TC+ que está presente também nas picapes Fiat Strada e Fiat Toro, faróis e lanternas de LEDs e barras longitudinais no teto. Há ainda controle de velocidade (piloto automático) e limitador de velocidade, sensores de estacionamento traseiro e de pressão nos pneus, alerta de uso no cinto de segurança e ar-condicionado automático e digital”, explica de forma técnica o oresidente do Grupo Zucatelli.]

Outra importante conquista do novo SUS nacional refere-se a central multimídia, que está  disponível em todas as versões, com integração sem fio a Android Auto e Apple CarPlay nas duas e trio elétrico em todas as variantes.

Normalmente, esse tipo de central multimídia é encontrado somente em veículos com va,ores acima de R$ 100 mil, e o Pulse tem preços a partir de R$ 79.000,00

Motores e câmbios

 

O Fiat Pulse marca a estreia do motor 1.0 turboflex e do câmbio automático CVT.

“Esse motor se torna o mais potente 1.0 turboflex do País. Ele é associado ao câmbio automático CVT, que simula sete velocidades”, narra Zucatelli, empolgado com a moderníssima tecnologia embarcada no SUB.

Outro fator revolucionário dos modelos Pulse:   é possível fazer as trocas no modo manual pelas aletas atrás do volante ou por meio da alavanca de câmbio.

Outro fator que impressiona: a função Sport, ativada por um botão vermelho no volante multifuncional, que estica a rotação do motor e atrasa a troca de marchas para dar um caráter mais esportivo ao SUV, além de endurecer a direção.

A seguir, o blog detalha características dos cinco modelos do SUS Pulse

Pulse Drive 1.3 MT

São quatro airbags, alarme, vidros e travas elétricas, alerta de uso de cinto de segurança para todos os ocupantes, sendo que todos tem encosto de cabeça e tem cinto de três pontas. Ele traz também ar-condicionado digital e automático, sistema de som, três entradas USB (duas tipo A e uma tipo C), central multimídia de 8,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, chave canivete e computador de bordo. Há desembaçador do vidro traseiro, assistente de partida em rampa (Hill Holder), fixação de cadeirinhas com Isofix, retrovisores externos com a função tilt down, que rebaixa o espelho quando a ré é engatada e rodas de liga leve de 16 polegadas

Pulse Drive 1.3 CVT

Ao pacote da Drive 1.3 MT a Drive 1.3 CVT adiciona maçanetas e espelhos na cor da carroceria, console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos, além é claro do câmbio automático CVT e o botão do modo Sport no volante. Há dois pacotes de opcionais: Plus (R$ 4.300) e Connect Me (R$ 3.150). O primeiro adiciona câmera de ré com linhas adaptativas, carregador wireless, chave presencial com partida retoma via chave e pintura bicolor. No pacote Connect Me traz navegação embarcada com GPS integrado e espelho retrovisor interno eletrocrômico,

 

Pulse Drive Turbo 200 AT

Além de todos os itens da versões acima, a Drive Turbo 200 AT ganha o motor 1.0 turboflex com câmbio automático CVT e traz outros pacotes de opcionais: Plus II (R$ 6.740) e o Connect Me (R$ 3.150). O Plus II inclui roda de liga leve de 17″ escurecida, bancos revestidos de couro, banco traseiro rebatível e bipartido (60/40), volante revestido de couro, paddle shifters, chave presencial e pintura bicolor. O Connect Me traz navegação embarcada com GPS integrado e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

 

Pulse Audace Turbo 200 AT

A Audace inclui câmera traseira de alta definição com linhas adaptativas, carregador de celular por indução, chave presencial com partida por botão, aletas para troca de marcha no volante (paddle shifters), volante de couro e banco traseira rebatível e bipartido. Tem ainda o pacote ADAS com frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal, leitor de faixa com correção no volante, farol alto automático, retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva e luminosidade e rodas de 16″ com acabamento diamantado.

Como opcionais há os pacotes Design (R$ 5.200) e Connect Me (R$ 3.650). O primeiro traz roda de liga leve de 17″ escurecida, bancos revestidos de couro e pintura bicolor. O Connect Me aqui traz navegação embarcada e central multimídia com tela de 10,1”.

 

Pulse Impetus Turbo 200 AT

A versão mais completa da gama adiciona luzes de neblina de LEDs com funcão cornering, que acompanha o movimento do volante iluminando as curvas, painel de instrumentos virtual de 7″ e configurável, bancos de couro, navegador GPS integrado, retrovisores com rebatimento elétrico e luz de cortesia quando as portas se abrem.

As rodas de 17 polegadas têm acabamento diamantado, sensor de estacionamento dianteiro, tapetes de carpete, teto bicolor, volante com regulagem de altura e profundidade e a central multimídia de 10″.

O único opcional por R$ 2.650 é o pacote Connect Me, que permite controlar diversas funções do carro por meio de um aplicativo de celular, como ar-condicionado, abertura e fechamento das portas e vidros, disparar o alarme, além de garantir bloqueio, rastreio e criar limitações para o uso do modelo.

O Connect Me permite ainda que você integre o carro a uma assistente pessoal, como o Google Assistant ou a Alexa, da Amazon, permitindo conferir, por exemplo, o nível de combustível por um comando de voz ou por meio do seu smartwatch também.

O pacote do Connect Me fica completo com a possibilidade de oferecer Wi-Fi integrado dentro do carro para até oito dispositivos ao mesmo tempo, podendo contratar da operadora parceira, a Tim, diversos pacotes de internet.

O novo Pulse também será o responsável pela estreia de uma novidade para a Fiat, sendo o primeiro carro da empresa no Brasil a usar o 1.0 turbo da família GSE.

Na sequencia, estes motores devem equipar Argo e Cronos em um outro momento. Um flagra obtido por nossos colegas da revista Quatro Rodas mostra o emblema “Impetus Turbo 200”, indicando que terá 200 nm de torque (o que dá 20,4 kgfm), seguindo a nova nomenclatura da Fiat e da Jeep. Já a potência esperada é de pelo menos 120 cv. Terá uma transmissão automática de 6 marchas e tração dianteira.

Com a apresentação marcada para o dia 19 de outubro e, considerando a estratégia adotada pela Stellantis nos últimos lançamentos, o Fiat Pulse terá pré-venda no mesmo dia do lançamento com foco nas versões mais caras. As demais versões devem começar a aparecer nas lojas em seguida.

Especialistas em carros da indústria nacional já estão  considerando o Pulse (seus cinco modelos) como a maior revelação de tecnologia embarcada dos últimos vinte anos das montadoras brasileiras.

Quem quiser conhecer e testar o  Pulse é só procurar a Zucavel Veículos, que colocou à disposição de seus clientes tests drive.