Com o foco na saúde do colaborador, e na prevenção de acidentes de trabalho, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, realiza até a próxima sexta-feira (30) a 13º Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).
A iniciativa, organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA), irá promover palestras sobre uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs), saúde mental, segurança do trabalho e biossegurança.
De acordo com a enfermeira Paula Dorighetto, presidente da CIPA no HRSP, um dos objetivos da SIPAT é fazer com que os mais de 700 trabalhadores da unidade tomem conhecimento dos riscos ocupacionais que estão submetidos, e dos devidos cuidados que devem ter, diariamente, no exercício de suas funções.
“As medidas de prevenção promovidas na SIPAT contribuem para a redução dos acidentes e doenças ocupacionais, diminuição dos índices de afastamento por tratamento, dentre outros benefícios que favorecem a saúde de todos os colaboradores”, afirma.
A profissional ainda ressalta que, para garantir a segurança dos participantes da ação, a unidade irá adotar todos os protocolos de proteção e higienização, preconizados pelo Ministério da Saúde. A ação integra os programas de desenvolvimento do Regional do Sudeste do Pará, unidade pertencente ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde.
Segundo Benjamin Ferreira diretor administrativo e financeiro do HRSP, por conta da pandemia, as medidas de segurança adotadas na instituição foram intensificadas pelos Serviços de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMET), e Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
“Nossos colaboradores, desde o início da pandemia, sempre estiverem com todos os EPI,s necessários a sua disposição para trabalhar com segurança no tratamento e combate da doença. Com as medidas que adotamos na unidade, até o momento, não perdemos nenhum colaborador”, ressaltou.
O Regional do Sudeste do Pará é uma unidade hospitalar que presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas de 23 cidades da região.