Desconfie, redondamente, quando você ouvir ou ver político batendo no peito, dizendo que é contra corrupção, que “lugar de corrupto é na cadeia”, demonizando de forma genérica a classe política – como se ela fosse o mal de todos os males.
Normalmente, esses carantonhas são tremendos 1.7.1 .
E os exemplos estão aí.
O mais nobre deles é o atual mandatário do país, eleito com um discurso de moralismo, em defesa dos “bons costumes” e “contra a corrupção”.
Nem bem colocaram o pé em Palácio, ele e os filhos numerados começaram a mostrar o verdadeiro viés de suas personalidades, com o pipocar de denúncias de corrupção no seio da família.
Agora explode o maior dos escândalos, a suposta participação do governo na compra, com preços superfaturados, de vacina contra a covid.
Próximo à linha do Equador, também explodiu outro exemplo de falso moralismo.
Mais precisamente naquela balela de “sou delegado da Polícia Federal e combato a corrupção”, frase muito usada nas recentes campanhas eleitorais por agentes da PF afastados de seus cargos para disputar cargo público.
O famoso “Delegado Eguchi”, foi alvo hoje de busca e apreensão em sua residência, no rastro da chamada “Operação Mapinguari”, da Polícia Federal.
Ex-candidato à prefeitura de Belém em 2020, o delegado federal Everaldo Eguchi, é o principal alvo da Polícia Federal.
Nesta manhã, os policiais foram até a casa de Eguchi, localizada na passagem do Arame, próximo a Dr. Freitas, no bairro da Sacramenta. O irmão dele, Eduardo Eguchi, seria o elo com empresários da mineração alvos de investigações e tiveram informações privilegiadas.
A suspeita é grave: Eguchi teria repassado informações privilegiadas de operações nas quais participou, que é um crime no serviço público federal.
Havia boatos de que ele tinha envolvimento com madeireiros ilegais, mas nada tinha sido investigado até então.
A investigação começou em 2018 e trata especificamente da violação de sigilo funcional ocorrida durante o desencadeamento da “Operação Migrador”, trabalho de investigação feito pela Delegacia de Polícia Federal de Marabá/PA, que apurava a atuação de organização criminosa de exploração ilegal de minério de manganês.
O vazamento trouxe prejuízos para investigação, já que um dos investigados tiveram conhecimento antecipado da ação policial, acarretando a não localização de alguns alvos no dia da operação.
Sob a égide da honestidade, Eguchi se projetou politicamente, assim como outros ex-delegados da PF que estão aí pelo país tentando manter-se na carreira política, não se sabe até quando, porque no fundo usam exclusivamente o nome honrado e respeitado da Polícia Federal para disseminar discursos mentirosos.
Na casa de Eguchi a PF apreendeu malas de dinheiro e documentos diversos (Fotos da Polícia ederal).
João Dias
14 de julho de 2021 - 16:24“O famoso “Delegado Eguchi”, foi alvo hoje de busca e apreensão em sua residência, no rastro da chamada “Operação Mapinguari”, da Polícia Federal.”
NÃO, NÃO!
Político não é tudo igual!
Nessa eleição para Prefeito de Belém, manifestei apoio ao Edmilson Rodrigues (PSOL). Postei algumas lembranças e comentários, acerca da GREVE dos maritimos (Marinha Mercante), 1987.
Na oportunidade, destaquei as contribuições ativas e participativa do Edmilson Rodrigues, em prol da categoria marginalizada economicamente e socialmente.
Sempre compreensivo e disposto a enfrentar os desafios da repressão do Estado, ombro a ombro; lado a lado comigo, que era delegado regional dos Oficiais de Máquinas da Marinha Mercante em Belém (87/89).
Saímos vitoriosos da greve, conquistamos melhorias sociais e econômicas nos Acordos Coletivos de Trabalho.
Muitos colegas, acredito, na eleição de 2020, não avaliaram essa grande contribuição de um político que, pra felicidade da maioria (Democrática) belemense, foi eleito Prefeito de Belém, concorrendo com o Delegado da Polícia Federal, ora investigado.
Nunca mais tive contato com o Edmílson. Ficou, apenas, a gratidão social pelo que fez. Acompanho Adm.Municipal. Penso que, como da vez anterior, esta correspondendo às expectativas do cidadão belemense. Espero que assim continue, pra melhor.
Saudações Socialistas