Sob o bandeiramento preto, os cinco municípios da Região Metropolitana (Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara e Benevides) começam a cumprir lockdown decretado pelo governo do Estado.
O decreto definiu o horário de 21 horas desta segunda-feira até os próximos sete dias como período para cumprimento da paralisação das atividades, excluindo alguns serviços.
O bandeiramendo preto, que determina o lockdown, proíbe a circulação de pessoas que não tenham um motivo para estar na rua e autoriza o deslocamento de apenas um membro por grupo familiar para a aquisição de gêneros alimentícios, medicamentos, produtos médico-hospitalares, produtos de limpeza e higiene.
Já o serviço de delivery segue autorizado a funcionar sem restrição de horário.
Somente atividades essenciais, como supermercados, bancos, farmácias, casas lotéricas e feiras livres poderão funcionar.
O limite dos municípios também ficará fechado, exceto para o transporte e abastecimentos de produtos, além do trânsito de profissionais considerados essenciais, como médicos, enfermeiros e polícias.
Os estabelecimentos autorizados a funcionar são obrigados a controlar a entrada de pessoas, respeitando a lotação máxima de 50% da capacidade do local, incluindo áreas de estacionamento.
As regras de distanciamento social e uso de máscara continuam sendo obrigatórias, assim como o toque de recolher de 21h às 5h decretado no dia 10 deste mês.