Um feriado prolongado se aproxima e uma operação com a participação de mais de mil agentes de segurança inicia já nesta sexta-feira (4) no Estado.
A Operação “Independência” acontecerá nos balneários e praias mais procurados pelos paraenses, entre eles Cotijuba, Marudá, Crispim, Algodoal, Conceição do Araguaia, Ajuruteua, Abaetetuba, Salvaterra. Outeiro, Mosqueiro e Salinópolis, por serem muito requisitadas, receberão um reforço ainda maior.
Entre as ações que serão realizadas estão a Operação “Saída e retorno da Capital”, com agentes ao longo das vias realizando as ações preventivas e prestando socorro, quando necessário.
A operação “Desacelerar”, para impedir o excesso de viaturas nas rodovias; “Lei Seca” para inibir que condutores dirijam sob o efeito de álcool; “Anjo da Guarda” que fiscalizará espaços de festas noturnas com o propósito de não permitir a entrada e permanência de menores de idade no local;
Haverá também distribuição de pulseiras de identificação a fim reduzir o número de menores perdidos, e operações que visem dar cumprimento ao funcionamento de bares, casas de shows e similares, bem como atuar nas ocorrências de festas particulares em desacordo com os decretos estadual e municipais vigentes e estar atentos, ainda, a poluição do meio ambiente, sons automotores e poluição sonora.
Nos distritos de Outeiro, na praia Grande, e Mosqueiro, no Caramanchão, e na praia do Atalaia, próximo ao atalho da Sophia, em Salinópolis serão instalados os Centros Integrados de Comando que reunirá representantes de cada órgão de segurança pública.
O espaço funciona para o monitoramento em tempo real e a tomada da decisão rápida e integrada para uma ação necessite da atuação dos agentes de forma célere.