Juvêncio de Arruda, no insubstituível Quinta Emenda, lincava todas as notícias extraídas de outros blogues. Nos ensinava postar com dignidade, preservando a ética e valorizando quem noticiava em primeira mão, sem jamais lançar mão de “furos” aleatoriamente – como gostam de repetir, à exaustão, alguns futriqueiros de plantão.
Ana Célia Pinheiro, no seu ainda Perereca da Vizinha, é outra a pontuar profissionalismo com extrema ética. Não usa nenhuma informação inédita da blogosfera sem nos levar ao autor da notícia.
O poster, daqui pra frente, cobrará dos informantes de gabinete respeito a essas normas. Quem vampirizar notas aqui publicadas, sem citar a fonte, será apontado como um safardana de luxo.
Até nos jornais locais, tem um caratonha aí sugando notas do blog, postadas em primeira mão, com a cara mais lavada do mundo.
Típico informante de gabinete escrevendo colunas lendo o que os outros divulgam.
Vou-te!!
Nota do blog: Ainda Perereca da Vizinha porque Ana está mudando de endereço.
Anonymous
24 de março de 2010 - 21:49Até matérias produzidas por assessorias de imprensa têm autoria roubada. É muita cara de pau!
SINTEPP
22 de março de 2010 - 14:02Respeito é isso. Apesar de ter sido o próprio SINTEPP quem passou a noticia para o seu blog nós usamos o seu texto e citamos a fonte pois você publicou na frente . Poderíamos ter usado outro texto e não citar nada era nossa prerrogativa.Muitas vezes passamos as notícias e até nos abstemos de publicá-las em nossa página. Mas recomendamos ao blogger ajuizar ação contra esses burgueses que só pensam em vender jornal, afinal seria justo você receber algo em troca já que não citaram a fonte e assim se apropriaram indevidamente de algo que é seu.
Anonymous
22 de março de 2010 - 12:23EI Hiroshi olha o que a PERERECA DA VIZINHA escreveu sobre essa sacanagem desses caras que roubam tuas notícias:
Pirataria intelectual
Hiroshi Bogéa bate pesado na “vampirização” de notas e “furos” por blogueiros e colunistas dos jornalões.
Hiroshi está coberto de razão.
É muito legal quando outros blogs reproduzem notícias que a gente publicou.
Mas, quando isso é feito sem citar a fonte, o caso passa a ser de pura e simples pirataria intelectual.
A maior parte dos blogs – e muito raramente os jornais – tem o cuidado, a postura ética, de citar a fonte da informação.
Mas há uns poucos – as maçãs podres – que agem como verdadeiros chupins: pegam um fato noticiado por outro blogueiro, mudam a redação aqui e acolá e carimbam como se fosse “deles”.
E, o mais incrível: até afirmam que estão a noticiar “em primeira mão”.
Por isso, parabéns ao Hiroshi.
O endereço da PERERECA ´este aqui:
http://pererecadavizinha.blogspot.com/
Hiroshi Bogéa
22 de março de 2010 - 12:03Queridos anônimos, não precisa de autorização. Basta citar a fonte. A notícia é para ser espalhada. Quanto mais pessoas informados, melhor para todos. O que se cobra é o mínimo de decência e respeito a quem se esforça a antecipar os fatos. Isso custa dinheiro e tempo (são telefonemas disprados diariamente oara todo canto, deslocamentos em viagens para cidades da região, etc). Não queremos exclusivismo do que noticiamos, mas o mínimo de respeito. Só isso. Obrigado.
Anonymous
21 de março de 2010 - 19:58Ih Hiroshi, vejo "reportagens" sua neste jornal direto, neste jornal, em vários blogs, etc… Gentinha medíocre
Anonymous
21 de março de 2010 - 19:42Realmente percebi, jornais locais publicando conteúdo semelhante ao do seu blog mas cheguei a pensar que fosse autorizado por você, já que não citavam a fonte.