Tão logo começou a ser propagado nas redes sociais suposto acordo do candidato Helder Barbalho com a direção estadual do PP (Partido Progressista) para nomeação do ex-prefeito de Marabá e atual diretor do DAB (Departamento de Atenção Básica), do Ministério da Saúde, João Salame, como seu futuro Secretário Estadual de Saúde, num hipotético governo do MDB, os meios políticos da região e do Estado entraram em frisson.
Com notas em blogues e redes sociais de confirmação do acordo realizado semana passada, em busca de apoio do PP à candidatura Barbalho ao governo do Estado, a notícia gerou também mal estar no seio da campanha de Helder, que se apressou em desmentir a formulação do convite a Salame,em vídeo gravado pelo próprio candidato do MDB.
Entre as diversas explicações para o suposto convite a Salame para ocupar um cargo num eventual governo Barbalho, estava uma versão de que João, por adquirir experiência num posto da envergadura do DAB, que cuida das ações de Saúde Básica em todo o país, poderia dirigir os rumos da Secretaria Estadual de Saúde.
Bom lembrar que Salame foi nomeado, por Michel Temer, para o DAB – a pedido do senador Jader Barbalho e de seu filho, Helder, quando ocupava o Ministério Nacional da Integração.
Mentira ou verdade, o que há de concreto é a garantia de que o PP, presidido no Pará pelo deputado federal Beto Salame, irmão de João, terá participação num eventual governo Barbalho, ocupando uma secretaria de Estado.
Ouvido pela blog, João Salame diz que não houve nenhum tipo de barganha do PP para apoiar a candidatura de Barbalho, no segundo turno.
Na foto, Barbalho, João e Beto Salame
Apinajé
18 de outubro de 2018 - 14:25Hiroshi .
Nesse samba do crioulo doido que se transformou a política,seria melhor todos botarem as barbas de molho,o que parece ser agora,daqui a pouco pode não parecer mais,na prática mesmo, ninguém apoia ninguém de graça,todos defendem interesses pessoais e de seus aliados,são peças de um jogo, essas peças se movem de acordo com estratégias definidas em transações nebulosas.
O que me impressiona é:Caem torres,bispos,reis,rainhas e as peças continuam se movimentando sorrateiramente,resultado?Cheque mate!Próxima partida será disputada no XADREZ.
Marcus
18 de outubro de 2018 - 11:31Hisrohi, e essa mensagem que está circulando no WhatsApp da cidade hj que foi decretada a prisão preventiva do João Salame, é verdade?
Otávio Barbosa de Sousa
18 de outubro de 2018 - 11:18Para ocupar uma secretaria é uma incógnita. Porem, para a cadeia tá rolando um mandato de prisão. Este bilete é verdade.
Anonimo
18 de outubro de 2018 - 10:00Saiu agora o mandado de prisão do Salame na Vara Federal de Marabá! (Proc 3955-78.2018.4.01.3901)!