Semana passada, até que duas boas notícias moralizadoras espocaram por aí:
1- O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu parecer favorável à manutenção da decisão judicial que em abril cassou os diplomas doprefeito de Barcarena, João Carlos dos Santos Dias, e do vice Renato Ogawa. Para o MPE, a decisão judicial respeitou a legislação e baseou-se em provas suficientes de que Dias e Ogawa compraram votos.
2- No vizinho Maranhão, a Justiça Estadual mandou retirar o nome do ex-governador e atual ministro de Minas e Energias, Edison Lobão, de uma avenida litorânea e de uma escola pública no centro de São Luís.
Também foi determinada a retirada do nome do vice-governador, João Alberto (PMDB), do Centro de Processamento de Dados do Estado.
Em abril, a Justiça já havia mandando retirar o nome de Roseana Sarney da Passarela do Samba, local em São Luís onde ocorrem os desfiles de carnaval.
A decisão acatou uma ação popular, impetrada pela deputada estadual petista Helena Heluy, em 2004, quando a avenida foi batizada com o nome da governadora, na época exercendo mandato no Senado.
No rastro da decisão, o colaborador do blog, Alan Souza, pergunta se , no nosso Pará, “será que vai aparecer alguém para pedir que seja retirado o nome do Almir Gabriel da Alça Viária?”
Com as palavras, MPE e TJE.
Flávio Muniz (CASTANHAL/PA)
31 de julho de 2009 - 22:27CASO BARCARENA:
PARABÉNS AO MPE, PARABÉNS AO JUIZ LOCAL, PARABÉNS AO MPF e QUERO DE ANT-MÃO PARABENIZAR A MAIORIA DO PLENO do TRE, QWE SEM DÚVIDAS VAI MANTER A CASSAÇÃO DO PREFEITO de BARCARENA e seu VICE. (JOÃO CARLOS e RENATO OGAWA) e PARABÉNS AO POVO SOFRIDO DAQUELA CIDADE PARAENSE.
E POR FIM, PARABENIZAR A EMISSORA DE RÁDIO METROPOLITANA FM, QUE DESDE QUANDO ENTROU NO AR NO ESTADO TEM MIRADO SUA IMPORTANTE METRALHADORA PARA AQUELE MUNICIPIO, E PARABENIZAR A AUDACIA E CORAGEM DO PEQUENO MAS AUDACIOSO E CORAJOSO REPÓRTER CARLOS BAÍA!
Abraços.
Prof. Alan
30 de julho de 2009 - 01:20O problema, João Carlos, é que o Ministério Público Estadual é de uma imobilidade atroz…
Veja a questão da saúde em Belém: gente morrendo no PSM e foi preciso o MP Federal entrar em ação, por conta dos repasses de verbas federais para a saúde do município.
O MP Estadual? Nem te ligo…
João Carlos Rodrigues
28 de julho de 2009 - 12:51Em Xinguara, há uma escola com o nome de Jader Fontenele Barbalho. Em São Domingos do Araguaia, segundo os jornais da época, o ex-prefeito Chico Braga deu o nome de Ana Júlia Carepa a uma praça inaugurada quando Ana assumiu o governo do Estado. A avenida principal de Abel Figueiredo leva o nome do ex-governador Alacid Nunes e outros políticos vivinhos da silva dão nomes a prédios e logradouros públicos nas cidades do sul do Pará. É uma verdadeira farra, meu caro Hiróshi. Isso, sem contar os benefícios indiretos como os da Av. Nagib Mutran, que apesar de não ser uma homenagem ao nosso vereador, acaba beneficiando o mesmo com propaganda permanente e gratuita.
Vai ter trabalho o nosso MP, caso decida (e deveria) entrar nessa briga.
Um grande abraço e parabéns pelo sucesso do blog.
Anonymous
28 de julho de 2009 - 11:16E em Santarém o Estádio de futebol leva o nome de Jàder Barbalho. Em Curionópolis o Hospítal do município denomina-se Elcione Barbalho.
Anonymous
27 de julho de 2009 - 18:09Hiroshy,
Seria bom, que o Ministério Público do Pará, seguisse o exemplo do Maranhão, senão vejamos: Na alça Viária,existe uma Ponte com o nome de Almir Gabril, em Marituba, um Mercado, cujo nome, é Simão Jatene. Um absurdo.