O reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Maurilio Monteiro, esteve em Brasília, mais precisamente no Ministério da Saúde, articulando ações no sentido de garantir a implantação do curso de Medicina na Unifesspa de Marabá.
Em reunião com João Salame, diretor do DAB – Departamento de Atenção Básica – (foto) Maurílio discutiu a possibilidade de firmar parceria visando o funcionamento de programas de residência médica , com a garantia de acesso à estrutura de serviços de saúde, oferecendo campo de prática, mediante a integração ensino-serviço-comunidade nas redes de atenção à saúde, proporcionando também estágio curricular aos acadêmicos.
Salame destacou ter o apoio do ministro da Saúde, Ricardo Barros, para a iniciativa.
A residência do curso não vai precisar do Hospital Regional porque será voltada para a atenção básica.
O ex-prefeito e ex-secretário de Saúde de Marabá, ainda na gestão João Salame, formatou
Uma proposta da residência, sugerida pelo ex-prefeito e ex-secretário de Saúde de Marabá, Nagib Mutran, está sendo resgatada pelos articuladores da parceria.
“O projeto idealizado pelo Nagib é muito bom, pode perfeitamente tornar real o funcionamento da Residência Médica, e elo que estamos usando como parâmetro”, diz Salame.
Maurílio Monteiro destacou o apoio que já vem sendo dado para a Unifesspa pelo deputado Beto Salame, na construção do Restaurante Universitário de Marabá e do Campus de Xinguara através de emendas parlamentares.
“O compromisso do João e do Beto com a Universidade tem sido intenso e com certeza, com as forças que estão sendo arregimentadas, vamos conseguir o sonho de ter o curso de Medicina em nosso Campus de Marabá”, disse o reitor.