A pauta de reivindicações dos 350 manifestantes ocupantes do canteiro de obras das eclusas de Tucurui – retirados à força na manhã de domingo – pedia, entre outros temas, a substituição do juiz de Direito Cláudio Hernandes Silva Lima, titular da 2ª Vara Penal da Comarca de Tucuruí. Foi ele quem concedeu, em 2008, o pedido de prisão preventiva de Roquevan Alves da Silva, um dos líderes dos diversos movimentos deflagrados no município, inclusive o de ocupação das instalações da hidrelétrica de Tucuruí.
Depois daquele fato, Roqueven, com salvo conduto no bolso para garantia de sua liberdade, concedido pelo desembargador Milton Nobre através de liminar em habeus corpus, passou a utilizar os veículos de comunicação locais para hostilizar o juiz, alvo, inclusive, de acusações infundadas disparadas pelo moço do Movimento dos Alagados pela Barragem (MAB)
No embalo da ocupação das Eclusas, sexta-feira, oficialmente anunciada pelas entidades sociais em protesto contra a violência no campo, e forçando avanços nas negociações com a Eletronorte, o MAB incluiu a exigência de substituição de Cláudio Hernandes.
Anonymous
1 de maio de 2009 - 11:13Hiroshi, eu te pergunto se fosse nos EUA ou algum país desenvolvido, o que aconteceria?
Seriam comparados a terroristas e presos em guantanamo.
È por isto que nunca iremos ser comparados ou chegarmos sequer perto de um pais desenvolvido por que enquanto estivermos brigando por terra, poderes internos os americanos mais e mais se afastam de nós na area de desenvolvimento. Para os americanos enquanto toda a america latina estiver sobre este efeito: ÓTIMO. Não somos problemas e nem merecemos atençao. Veja o caso do Irã, Coreia do Norte, India, Paquistão,…
Veja nós (america do sul):
Hugo Chavez, Lugo, Evo, LULA. QUe bom!! Por isto Bush filho nunca nos deu atençao.
Enquanto nao houver mudança de geração vamos continuar 50 anos atras dos EUA.
Anonymous
27 de abril de 2009 - 19:02O juiz está certo mesmo em mandar prender esses bandidos que têm a baderna como profissão. MST, nada mais é que um grupo terrorista como Al-kaeda e FARCs, tanto que já começaram a sequestrar e torturar inocentes em nome da sua causa criminosa. Daqui a pouco vão começar a pedeir resgates e esse tal Charles Trocate – comandante da bandidagem – tem que ir para trás das grades antes que faça mais vítimas no campo.