“A Comunidade vai à Floresta Nacional de Carajás”, essa é a denominação do programa de uso público da Floresta Nacional de Carajás e das demais Unidades de Conservação do Mosaico Carajás, voltado para a educação ambiental popular e para a promoção do conhecimento público sobre o patrimônio natural e a biodiversidade das unidades que formam o mosaico.
Através desse programa, será possível levar até as Unidades de Conservação de Carajás grupos das comunidades universitárias, escolares e de trabalhadores de um modo geral organizados em grupos de visitação.
Serão visitas de um a dois dias monitoradas por técnicos-guias formados pelo Núcleo de Educação Ambiental da UNIFESSPA (NEAM).
O início das visitas está previsto para o segundo semestre de 2016 em uma fase experimental para detectar as necessidades de ajustes e consolidação do Programa.
Serão visitas realizadas a partir de requerimento de grupos interessados, apresentado ao NEAm.
Os grupos terão que participar previamente de palestra, organizadas pelo NEAm,sobre informações gerais acerca das Unidades de Conservação da região, conceitos e princípios ambientalistas de caráter crítico e, ainda, sobre como melhor aproveitar a visita.
Durante a visita serão prestadas informações de cunho socioambiental e da relação Vale, Unidades de Conservação e o ICMBio.
Estão definidas m duas categorias de visitação.
Visita de um dia para turmas escolares de estudantes de Marabá e região que deverão ser acompanhadas por um ou dois professores da escola.
Visitação de dois dias para universitários, professores e demais trabalhadores organizados com pernoite em acampamento no interior da Floresta de Carajás.