O blog fez minucioso levantamento junto a Secretaria de Obras das ruas que já receberam serviços de drenagem, nos bairros urbanos e zona rural.
Está próximo de 40 km a abrangência dos benefícios.
Somente no bairro Araguaia, a prefeitura já implantou quase 18 km de manilhas.
A Avenida das Torres, lá no Araguaia, recebeu 5 km, considerando as pistas duplas, cada uma de 2,5 km – demais manilhas estão sendo colocadas nas 16 outras ruas do bairro que serão asfaltadas.
No bairro Nossa Senhora Aparecida (antiga Coca-Cola), passa de 7 km, sem computar as outras 16 horas do KM 7 que estão sendo preparadas para receber asfalto.
Poucas pessoas tem noção da dimensão do universo de manilhas enterradas nos diversos bairros dos 5 Núcleos, além da zona rural.
É preciso registrar esse feitp, para que futuras administrações sigam o exemplo, espraiando drenagem por toda a cidade.
Durante seus mais de cem anos de existência, Marabá recebeu poucos benefícios para canalização de águas pluviais e córregos, alargamento de grotas, etc.
São micro-drenagens essenciais à oferta de qualidade de vida.
O costume de administrações passadas era colocar asfalto sem drenar seus leitos.
Hábito que vem custando caro à comunidade.
Como a cidade cresceu, inchada por invasões e lançamento de loteamentos, áreas baixas ficaram obstruídas, impedindo o curso normal das águas de chuva.
As ruas que existem com raros serviços de drenagem foram feitas sem nenhum dimensionamento.
Hoje, a atual gestão está sendo obrigada a retirar debaixo do chão a maioria dos tubos de diâmetros reduzidos, como no entorno da Feira da Laranjeiras.
Ali, a Sevop trabalha dia e noite para fixar manilhas de um metro, em fila dupla, em substituição à antiga drenagem cujos tubos mediam 60 cm.
Nas imagens abaixo, os tubos de 60 centímetros retirados, e as manilhas de um metro espalhadas em fila dupla, nas ruas do entorno da feira, para acabar de vez com os alagamentos.
A seguir, só para ilustrar, algumas ruas drenadas:






Nota do blog: estamos efetuando levantamento do universo de drenagem espalhada na zona rural.