Em solenidade ocorrida na tarde desta quarta-feira (15), o prefeito João Salame Neto, vice-prefeito Luiz Carlos e outras autoridades inauguraram a Escola “Maria Lúcia Bichara” (foto), localizada no bairro Araguaia, antiga Invasão da Fanta, no limite com o Bairro Nossa Senhora Aparecida, ex-Invasão da Coca-Cola.
A Escola “Maria Lúcia Bichara” funcionava em uma área do antigo curral na Fazenda Bandeira, no Bairro Nossa Senhora Aparecida.
O espaço conta com 12 salas de aula, biblioteca, cozinha, refeitório, auditório, quadra de esporte, praça e um espaço onde foi plantada uma horta.
O secretário municipal de Educação Pedro Souza lembrou que o nome dado à escola foi uma homenagem à professora que dedicou 35 anos a educação ao município.
Ele destacou ainda que a construção da escola foi resultado de uma junção de forças de várias secretarias, entre estas, Sevop, Semsur, Seagri e Semma, além de ter agradecido a equipe da Semed. “Muitas coisas ainda vão acontecer, além da estrutura boa também está sendo oferecida uma educação de qualidade”.
Antes de se pronunciar, o prefeito João Salame fez uma homenagem à professora Maria Lúcia Bichara a quem entregou um buque de rosas e ressaltou que as homenagens deveriam ser em vida. “Com certeza é um dia de glória, depois de tudo isso que os alunos passaram no antigo curral”, complementou.
Emocionado, o gestor disse que o importante é melhorar a vida das pessoas.
Ele adiantou ainda que a prefeitura já tem recursos para cobrir a quadra da escola, para a construção de um posto de saúde na área e garantiu que, assim que a avenida principal do bairro estiver totalmente com a pavimentação concluída, vai colocar uma linha de ônibus no local, uma vez que seu governo prioriza as áreas periféricas da cidade.
Emocionada, a professora Maria Lúcia disse que é um privilégio receber uma homenagem como aquela, “ainda em vida, respirando, com a bênção de Deus”.
NEI
Pouco antes da solenidade de inauguração da escola, foi lançada a pedra fundamental do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Professora “Irene Corrêa Ribeiro”. Na presença de familiares da professora homenageada, secretários municipais, vereadores, servidores da educação e moradores do bairro aplaudiram a iniciativa.
O NEI – como agora são chamadas as creches – terá capacidade para 240 alunos e está orçado em R$ 1.800.000,00.

Merenda escolar
Na tarde desta quarta-feira também foi inaugurado o prédio da Coordenação de Alimentação Escolar, localizado na Rua Américo Castanheira, Agrópolis do Incra, bairro Amapá.
Após dois governos, somente agora, na gestão do prefeito João Salame, é que o prédio foi concluído.
“Os alimentos eram armazenados em péssimas condições, era um dos problemas, pois havia a falta de lugar adequado para armazenamento. Então, nós demos prioridade para a conclusão desse prédio”, informou o prefeito João Salame, complementando que já está sendo licitada a câmara fria e que agora há um padrão de qualidade nos prédios inaugurados na gestão dele.
O presidente do Conselho de Alimentação Escolar de Marabá, Celso Araújo, também afirmou que agora é um novo tempo.
“Isso era um sonho antigo dos coordenadores que por aqui passaram, muitos lembram que era uma situação precária e hoje o nosso prédio (foto), é referência na região, amplo, climatizado e a gente fica feliz por ter um departamento hoje organizado”, comemora, ressaltando que não tem faltado merenda na zona urbana e nem na rural.
Com informação de Alessandra Gonçalves/ Fotos: Dinho Aires
Michel Bastos
21 de abril de 2015 - 12:27Verdade Erickson. Mas é uma vergonha que o ex-prefeito Maurino tenha tido 4 anos pra concluir uma escola e não tenha concluído e o atual prefeito em apenas 2 anos já entregou ela toda climatizada. Mais vergonha ainda a do ex-prefeito Tião Miranda, que andou em Marabá 12 anos e não terminou o prédio da Merenda escolar, que passou mais 4 anos de governo do Maurino sem ser concluído. Aliás, eu ouvi o prefeito dizer que essas duas obras foram iniciadas em outros governos. Está de parabéns o prefeito Salame que não está se importando se uma obra foi iniciada ou não no seu governo e está concluindo todas. Se todos os gestores agissem assim o Brasil estaria melhor
Erickson
17 de abril de 2015 - 16:39Essa escola que começou a construção foi o ex-prefeito Maurino Magalhes e o prédio da merenda escolar foi o Tiao Miranda. Você deveria dar os créditos das obras de quem iniciou!