Autor de um projeto que obriga a construção de eclusas e escadas para peixes em rios navegáveis, o senador considera “crime” interromper o fluxo de navegação do rio Tocantins. O PL 3009/97, atualmente, tramita na Câmara Federal, com aprovação referendada pela Comissão de Viação e Transportes.
Duas secretarias (Representação e da Infra-Estrutura) criadas pelo governador Marcelo Miranda (PMDB), especialmente pare este fim, dedicam-se a viabilizar a hidrovia. A viagem experimental de barcaças transportando grãos fará o trecho que vai de Miracema a Aguiarnópolis, numa extensão de 420 km naturalmente navegáveis. “Essa viagem tem o objetivo de fomentar um fato político para comprovarmos que a hidrovia é viável e necessária”, explica.
Sobre a evolução de construção de eclusas no Tocantins, o secretário de Representação constata a existencia de uma equipe de técnicos altamente preparados articulando a construção de passagens de níveis em seis usinas hidrelétricas, com recursos previstos no PAC. Uma delas, a de Lajeado, está com suas obras em execução, com dinheiro empenhado para 2008 da ordem de R$ 50 milhões.