A listagem de obras definida pelo prefeito João Salame para serem inauguradas, na semana do aniversário de 101 anos de Marabá, terá ruas pavimentadas, escolas e paisagismo de vias.
Além da entrega de logradouros beneficiados, a prefeitura abrirá oficialmente um pacote de obras a serem iniciadas a partir de maio, priorizando, principalmente, asfaltamento de bairros, recuperação de praças, e a construção de outras.
O secretário de Obras, Antonio de Pádua, recebeu a missão do prefeito de concluir o projeto de reconstrução da praça Duque de Caxias – símbolo da população pioneira do município, e que nos últimos anos ficou relegada, ou maltratada com intervenções infelizes em seus traços arquitetônicos.
Na reunião no gabinete do prefeito que definiu o pacote de obras de aniversário de Marabá, incluiu-se na programação a realização de ato na própria praça, para Salame assinar a ordem de serviço de reformatação da área de lazer.
Solenidade será dia 5 de abril.
Pádua recebeu também a missão de concluir as obras de urbanização do aterro que liga a Transamazônica a Velha Marabá, incluindo ciclovia e área de pista para pedestre, além de iluminação.
A avenida Antonio Maia também sofrerá modificações.
Proposta é de torná-la via única, para quem entra no Núcleo Pioneiro, a partir da loja do Armazém Paraíba, separando o tráfego de ônibus e motos, numa pista; e demais veículos, na outra.
Ainda este mês, Salame se reunirá com os comerciantes para discutir proposta de parceria, visando padronizar as calçadas da avenida.
Lojistas entrariam com o custo do material na parte que cabe a cada largura de loja, e a prefeitura com a mão de obra.
Dentre as ruas pavimentadas que serão entregues no aniversário, algumas já estão concluídas, outras em fase final, entre elas, rua Pará e travessas que ligam esta a rua Silvino Santis, no bairro Santa Rosa; ruas das Folhas 23, 22, Alfredo Monção, Cuiabá, etc.
Salame deu início, também, a pavimentação do restante da Orla, até o encontro dos rios Tocantins e Itacaiúnas.
Antes, resolveu um grave problema que vinha afligindo os moradores da beira-rio, no trecho que vai de uma garagem náutica até a confluência dos dois rios: a escuridão na avenida.
O trecho foi totalmente iluminado (foto).
A pavimentação da avenida teve início com a colocação de meio-fios, terraplenagem e fixação de caixas de controle pluvial (foto).
Luis Sergio Anders Cavalcante
8 de fevereiro de 2014 - 13:12Hiro, pelo informado em relação à Av. Antônio Maia, deduz-se que o alcaide JS tenha assessoria e orientação de profissional da área de trânsito. Porém, faço minha, a preocupação do comentarista Sr. Odair, quando o mesmo considera estreitas as ruas laterais da Antônio Maia, colocando em dúvida a capacidade de vazão ao trânsito. Gostaria que, se possível, esclareça se a PMM pretende remanejar os ocupantes da feirinha próxima ao Colégio Mendonça Vergolino, o que desofogaria bastante o trânsito alí no trecho. Em 08.02.14, Mba-PA.
mosavelino
7 de fevereiro de 2014 - 14:27Eu passo todos os dias Nessa rua que fica no caminho que vai pro IFPA é apenas um pedaço de Rua, No entanto eu vi o Senhor Secretario de Obra afirmar no Programa Barra Pesada da RBA no Inicio de Março do Ano de 2013 que Até o final de Abril e inicio de Maio daquele ano a Passarela iria estar Pronta no entanto até agora nada mais tudo bem né, todo ano tem mẽs de Abril e Maio vamos aguardar. Eu Gostaria que o Poster Andasse para o Bairro Bom Planalto em dia que chove para o Senhor ver o jeito que as ruas ficam é lamentável a situação Deles
Odair
7 de fevereiro de 2014 - 13:33Tornar a Avenida Antonio Maia como mão unica a partir do ponto que o texto informa não iria criar o problema do congestionamento nas vias laterais à avenida para quem está saindo da Cidade Velha? Essa vias laterais são antigas e estreitas. Será que elas suportam o transito no horário de pico?