Galpão anexo ao antigo prédio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEAGRI) está em preparação para a montagem de uma oficina mecânica para manutenção do maquinário pesado à disposição daquela secretaria, evitando assim o transporte desses veículos para a SEVOP – Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas –, responsável pelo reparo de quase toda a frota da Prefeitura de Marabá.
Informa Jorge Bichara que a manutenção na própria SEAGRI abrevia o retorno das máquinas com problema ao local de trabalho, a maioria na zona rural, considerando que serão adquiridas com antecedência peças de reposição que mais apresentam defeito.
Ainda de acordo com o secretário, a Seagri dispõe de 12 tratores de pneus (foto) , caçambas, caminhões frigoríficos (02), retroescavadeiras e outros equipamentos que carecem estar prontos até o início da preparação do solo e plantio da safra 2013/2014, o que deve acontecer a partir de maio.
Canteiro de mudas reativado
Parado há bastante tempo, o Viveiro da Secretaria Municipal de Agricultura (SEAGRI) retorna com a preparação de mudas com vista a reflorestamento de áreas degradadas. O objetivo é oferecer alternativas para pequenos produtores rurais interessados em reflorestar suas propriedades com essências vegetais da região.
O Viveiro de Mudas (foto) oferece uma diversificação de espécies. Plantas como açaí, ipê e até o Neem (indiano) florescem com vigor, contando com milhares de mudas, muitas delas prontas para plantio definitivo.
Qualquer pessoa pode procurar a secretaria e adquirir as mudas de essência de sua preferência para reflorestar áreas rurais ou plantar quintais.
Área da Expoama
Esta semana a Secretaria de Agricultura iniciou os preparativos da área de seu estande com vista à 27ª Expoama – Exposição Agropecuária de Marabá –, que acontece na primeira semana de julho. O objetivo é preparar o espaço mais cedo, especialmente para germinação de culturas, como hortaliças, dentro das expectativas dos organizadores.
O estande da SEAGRI é composto de uma diversificada mostra viva de hortaliças, animais domésticos e produtos da agricultura familiar, por isso sempre foi um dos mais bonitos e visitados da feira de agronegócios.
No entanto, para que os vegetais estejam prontos à visitação pública, é necessário que sejam cultivados no tempo certo. Diante dessa situação, o secretário já dispõe de maquinário trabalhando no local.