Os movimentos sociais estão sendo dominados por malfeitores e organizações criminosas, ou estes se utilizam daquelas bandeiras para facilitar trânsito e operacionalização de suas ações violentas no Sul do Pará?
A pergunta se faz necessária diante de algumas situações a seguir descritas:
1- Ao fazer, em Marabá, balanço da Operação Paz no Campo que resultou na prisão de dezenas de invasores de terra, o comandante da PM, coronel Luiz Cláudio Ruffeil, disse que os líderes presos da chamada Liga dos Camponeses Pobres se utilizam dos movimentos sociais para atuarem à margem da lei, não fazendo parte, no entanto, de qualquer movimento pela posse legítima da terra. l
2- Quase que dizendo não ser bem assim, a Fetagri prontamente emitiu nota denunciando abusos na ação dos órgãos de segurança durante as prisões. O núcleo de Redenção da entidade deixa claro que os policiais militares, durante a Operação Paz no Campo, “teriam torturado os trabalhadores rurais”. E isso não é verdade, porque muitos repórteres acompanharam a operação, atestando não ter sido disparado um tiro pelas forças governamentais, além do procedimento pacífico de transferencia dos presos das fazendas até Redenção.
3- Ora, se a PM garante não serem integrantes dos movimentos de defesa da Reforma Agrária, os personagens presos, por que a Fetagri, utilizando-se de palavras duras, condena a operação supostamente feita “torturando trabalhadores rurais”?
4- Se a questão se encaixa em ser ou não ser, a Fetagri se desgastaria a tal ponto de publicar nota oficial defendendo gentes alheias ao seu quadro social -, flagradas em suas casas, portando armas de uso exclusivo das forças armadas?
5- Não é de causar profunda preocupação o comandante da PM do Estado do Pará fazer tal declaração, mesmo tendo diante de si panfletos e folderes com a logomarca da LCP apreendidos em diversos pontos das fazendas onde ocorreram a Operação, com textos incitando à invasão de terras?
6- Mais perigoso ainda quando se descobre que a Liga dos Camponeses Pobres é apoiada pela histórica Liga Operária?
7- E, finalmente, para que se desgastar escondendo o sol com a peneira com tanta dialética chifrin? A quem interessa isso?
Hiroshi Bogéa
26 de novembro de 2007 - 23:45Paraense, voc^é um rapaz inteligente, tem demonstrado isso aqui.
Portanto…
Anonymous
26 de novembro de 2007 - 20:06O Estado com todo seu aparato não tem combatido a violência. No entanto, com essa fajuta operação tem reprimido trabalhadores, homens,mulheres e crianças foram espancados…
Qualquer tipo de violência tem que ser repudiada.
Anonymous
26 de novembro de 2007 - 18:09Hiroshi
De onde você tirou que a tal Liga Operária é “histórica”? Será esta alguma forma de ironia?
Antônio Paraense