Canaã dos Carajás – Reunidos à noite de sábado, 28, no salão paroquial de Canaã dos Carajás, lideranças políticas juntamente com a Associação Comercial do Município – Aciaca, OAB, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sintep, e representantes outros da sociedade civil organizada, debaterem estratégia de ação coletiva que impeça a aprovação de projeto do Executivo, que tramita na Câmara Municipal, solicitando autorização para a prefeitura municipal adquirir empréstimo de R$ 70 milhões.
Reunião foi encabeçada pelo Psol, na pessoa de seu presidente Osnir Vieira, popularmente conhecido como Osnir da Visatec, que mobilizou demais representantes partidários para um debate democrático.
Durante a reunião, cada liderança partidária teve oportunidade de se pronunciar uniformizando discurso contra a proposta do governo Anuar Alves e da disposição da Câmara Municipal aprovar o projeto. Mesmo com alguns momentos acalorados, a reunião não fugiu do objetivo proposto.
O que mais foi enfatizado na reunião é que o prefeito já fez esse tipo de ação antes com o recebimento de recursos provenientes de royalties antecipados, além de outros empréstimos, sem que a cidade fosse beneficiada com o dinheiro repassado. Ou seja, nada foi aplicado em favor da população, nem mesmo obras de infra-estrutura, para as quais os recursos eram destinados.
A revolta da comunidade é grande, porém, na avaliação dos participantes da reunião, esse tipo de sentimento não é suficiente para mudar o curso dos fatos. “Somente com uma mobilização popular será possível vedar a aprovação do projeto, pois o que corre a boca pequena na cidade é que cada vereador já colocou seu preço para aprovar a matéria”, revela um dos dirigentes de entidades. Segundo ele, já teve parlamentar que teria registrado ata em cartório garantindo comprometimento na votação favorável da matéria.
O partido que mais tem força hoje na câmara é o PMDB, detendo três cadeiras legislativas -, inclusive o atual presidente Walter Diniz, que foi eleito pelo PPS, mas expulso da legenda, ano passado, foi alojar-se na sigla de Jader Barbalho.
Representando o PMDB, Jeová Andrade afirma que todos os vereadores eram contra o projeto, mas o intrigante é que nenhum deles se fez presente à reunião de sábado.
O que a população teme é que o projeto seja aprovado e o município seja mais uma vez saqueado pelo atual gestor.
Em situação caótica, Canaã dos Carajás vive um dos seus piores momentos na área administrativa, principalmente nos setores de infraestrutura e prestação de serviços públicos.
As ruas da cidade estão intrafegáveis, o hospital do município só está atendendo emergência, o cemitério não tem mais espaço disponível para acolher seus mortos – citando alguns exemplos da falência administrativa do município.
Nos três anos de governo, o atual prefeito é uma prova viva de péssimo administrador.
Após a reunião de sábado, o que parecia utopia para alguns, já existe forte sinalização de que as representações políticas comprometidas com o futuro de Canaã dos Carajás estão dispostas a fazerem frente aos desmandos da gestão de Anuar Alves.
Todos saíram comprometidos em cerrar fileiras contra os vereadores que se mostrarem favoráveis a aprovação do pedido do empréstimo de R$ 70 milhões.
(*) Maria Julinha de Adelaide, direto de Canaã dos Carajás
mario sales da silva
1 de fevereiro de 2012 - 09:00dois males que estar acabando com o brasil a crake e a corrupção, em canãa não chegou o chake mais a corrupção estar no sangue dos governates e vereadores de nossa cidade, tem apenas 17 anos “menor idade” mais todos os prefeito são ladroes do dinheiro publico, quase todos os vereadores votam a favor dos prefeitos a troco de propina , anos atras eles votaram uma antecipação de 20 milhoes para faser 23 obras publicas não fiseram 5 ainda super faturadas e obras de pessima qualdiada, canaa e uma cidade que tem o segundo mair PIB (produto interno bruto) ficando acima de Belem, tem uma arrecadação de 15milhoes mensais não precisa de antecipação ainda mais a menos de 8 meses da eleições. tenho vergonha de ter votado no anuar .o que e pior o prefeito e a maioria dos vereadores dizem que são evangelicos e temente a deus. fora de sua igreja fasem a obrado capeta ,cotra o povo , que Deua proteja o povo de canaa e fassa asua justição divina.
Olhar Feminino
1 de fevereiro de 2012 - 00:34segundo informações, quem é do governo e se manifesta contra o empréstimo dos 70 milhões o prefeito desce a caneta. Já teve secretário que foi exonerado. O bicho tá pegando!
Olhar Feminino
31 de janeiro de 2012 - 18:27Vejo que a Maria Julinha é um sucesso!!!
Mas não podemos perder o foco. Nesse caso não é a correspondente do blog e sim o que está em pauta, ou seja, a luta pelo NÃO a corrupção!
Sim, Não à corrupção! O foco de todos que estão em Canaã dos Carajás e demais municípios espoliados, Olhar Feminino.
Cidade Perdida
31 de janeiro de 2012 - 12:11Esse prefeito Anuar é a pior espécie de político que nosso município poderia fazer. Ainda bem que agora temos uma repórter que vai denunciar os podres dele e da quadrilha que cerca ele
Canaâense Apaixonado
31 de janeiro de 2012 - 12:02Como faço para conhecer a Maria Julinha de Adelaide? Fiquei curioso em conhecer essa nossa jornalista corajosa. Aqui em Canaâ os jornais e reporteres são todos comprados pela prefeito.
Maria Rita R. P.
31 de janeiro de 2012 - 11:28Hiroshi eu fiquei muito feliz saber que o blog tem uma jornalista escrevendo direto de Canaã para denunciar as maracutaias desse prefeito irresponsável que o povo daqui elegeu. Ele já deveria estar na cadeia. Quero conhecer a Maria Adelaide, deve ser uma mulher inteligente.
Canaaense para o mundo
30 de janeiro de 2012 - 15:10Bogea,
Esse Anuar só apronta em Canaã, juntamente com seu filho, o famigerado ‘anuarin’, que alardeia coisas horriveis que poderá fazer caso não consigam os seus intentos, é triste mas esse ‘prefeito’ já passou pela cidade e a população ainda resolveu lhe dar mais uma chance, pobre povo, pobre Ministério público, grande Brasil!
Nazaré Vieira
30 de janeiro de 2012 - 13:33Blogueiro pode dizer se essa Maria Julinha de Adelaide é de Canaã mesmo ou se ela é de outro município? Ela mora aqui mesmo em nossa cidade? Se for, graças a deus apareceu alguem para denunciar as bandalheiras desses vereadores e prefeito do município. Parabens moça
A Maria Adelaide é de Canaã, mora na cidade. É nossa correspondente no município.
Marruá Santos
30 de janeiro de 2012 - 09:45A Maria do Adelaide chega em momento oportuno para denunciar esse prefeito incompetente e desonesto que povo de Canaã elegeu. Vamos botar os vereadores pra correr da Câmara caso os mesmos aprovem a imoralidade desse empréstimo. Só querem colocar dinheiro no bolso que o prefeito lhes dá.
Luzinete - Professora Com Esperança
30 de janeiro de 2012 - 08:05Graças a DEus surge alguém na imprensa de Canaã para denunciar as falcatruas desse prefeito despreparado. Fiquei feliz saber da existencia em nossa cidade de uma mulher que decidiu contar tudo o que ocorre aqui de ruim, e agradcer ao blog que tem prestado tanto serviço a sociedade do Sul do Pará. A imprensa daqui e os blogueiros tanto de Canaã quanto de Parauapebas são todos comprados pelo Anuar. Maria Julinha de Adelaide gostaria muito de te conhecer. Abraços Luzinete Araújo, Professora Com Esperança
santiago júnior (Acad. Direito)
30 de janeiro de 2012 - 06:47O Ministério público tem que ser provocado ou informado para que de imediato começe a tomar providencias acerca desta patifaria que está querendo pairar sob os céus de canaã. O blog, pelo que leio, tem feito seu papel na região, porém, a sociedade tem que melhor repensar em eleger este tipo de elemento que fica querendo enriquecer com dinheiro público, tanto prefeito como vereadores. Mano Hiroshi prepare uma matéria acerca das praias da região sul e sudeste do Pará, pois, julho não tarda e gostariamos de um roteiro, mas de pessoas responsaveis como vc.
Ricardo Façanha
29 de janeiro de 2012 - 23:13Gostei demais dessa denúncia do blog feita pela Maria Julinha, que eu não conheço mas está muito bem informada das sacanagens que esse prefeito irresponspavel faz em Canaã. Pior é que o Ministério Público nada faz para conter a ansia dele dar prejuizo aos cofres públicos.
Olhar Feminino
29 de janeiro de 2012 - 20:20Fico muito feliz em saber que a sociedade canaense está se mobilizando contra a corrupção. Também quero parabenizar o blog pela iniciativa.
Olhar Feminino, o blog estará sempre de mãos dadas com a população de Canaã. E sua participação aqui, estimulando a cidadania, muito nos honra. Apareça sempre.