Finalmente, no próximo mês de julho, a concessão da Rodovia Pa-150 será assumida pelo consórcio Rota Pará.

A concessão da Pa-150 incluiu ainda trechos das rodovias PA-475, PA-252, PA-151, PA-483 e a chamada Alça Viária Sul de Belém.

A Pa-150, oficialmente denominada rodovia Paulo Fonteles,  é importante por ser usada para conectar áreas produtoras do estado ao porto de Vila do Conde, em Barcarena.

A concessionária vencedora da concessão, em leilão realizado em 2023, é formada pelos Grupos Encalso, Conata Engenharia, Infracon Engenharia e OCC Participações.

No lote arrematado, estão trechos que hoje funcionam como corredores logísticos para movimentação de produção de setores como produção de grãos e pecuária, mineração de ferro e produção de papel e celulose.

O contrato terá duração de 30 anos e prevê investimentos de R$ 3,7 bilhões nas vias, além de custos de manutenção e operação estimados em R$ 3,2 bilhões.

O valor mínimo estabelecido para o pedágio é de R$ 10,10 para veículos da categoria 1, que engloba automóveis, caminhonetes e furgões, nos trechos contemplados pela concessão.

O blog ainda não conseguiu confirmar quais valores serão cobrados a veículos pesados.

 

Foto de uma concessão de rodovia, antes e depois.

 

OBRAS NAS RODOVIAS

Entre as melhorias previstas, estão 66 quilômetros de duplicações e mais de 250 quilômetros de acostamentos novos, além de 30 quilômetros terceiras faixas em trechos de 11 municípios.

A concessionária planeja investimentos de aproximadamente R$ 650 milhões nos primeiros cinco anos de concessão.

O plano previsto  é realizar mais R$ 300 milhões de investimentos no décimo ano de concessão.

Nos primeiros cinco anos de operação, serão construídas oito praças de pedágio e parte da duplicação, além de cerca de 40 quilômetros de terceiras e investimento em 280 quilômetros em acostamento, que terão 45%  feitos nos primeiros cinco anos e o restante até o décimo ano de operação.

Na imagem, PA-150, entre Goianésia e Marabá.