Finalmente, no próximo mês de julho, a concessão da Rodovia Pa-150 será assumida pelo consórcio Rota Pará.
A concessão da Pa-150 incluiu ainda trechos das rodovias PA-475, PA-252, PA-151, PA-483 e a chamada Alça Viária Sul de Belém.
A Pa-150, oficialmente denominada rodovia Paulo Fonteles, é importante por ser usada para conectar áreas produtoras do estado ao porto de Vila do Conde, em Barcarena.
A concessionária vencedora da concessão, em leilão realizado em 2023, é formada pelos Grupos Encalso, Conata Engenharia, Infracon Engenharia e OCC Participações.
No lote arrematado, estão trechos que hoje funcionam como corredores logísticos para movimentação de produção de setores como produção de grãos e pecuária, mineração de ferro e produção de papel e celulose.
O contrato terá duração de 30 anos e prevê investimentos de R$ 3,7 bilhões nas vias, além de custos de manutenção e operação estimados em R$ 3,2 bilhões.
O valor mínimo estabelecido para o pedágio é de R$ 10,10 para veículos da categoria 1, que engloba automóveis, caminhonetes e furgões, nos trechos contemplados pela concessão.
O blog ainda não conseguiu confirmar quais valores serão cobrados a veículos pesados.
OBRAS NAS RODOVIAS
Entre as melhorias previstas, estão 66 quilômetros de duplicações e mais de 250 quilômetros de acostamentos novos, além de 30 quilômetros terceiras faixas em trechos de 11 municípios.
A concessionária planeja investimentos de aproximadamente R$ 650 milhões nos primeiros cinco anos de concessão.
O plano previsto é realizar mais R$ 300 milhões de investimentos no décimo ano de concessão.
Nos primeiros cinco anos de operação, serão construídas oito praças de pedágio e parte da duplicação, além de cerca de 40 quilômetros de terceiras e investimento em 280 quilômetros em acostamento, que terão 45% feitos nos primeiros cinco anos e o restante até o décimo ano de operação.
Na imagem, PA-150, entre Goianésia e Marabá.
Samuel
22 de agosto de 2024 - 09:03Como envio curriculo ?
ARGEMIRO
5 de setembro de 2024 - 07:44bom dia sou morador de Marituba. sou motorista carreteiro também ja trabalhei com Guincho pesado e leve ….gostari muito de um oportunidade.
Jorge Nilton Porto de sousa
30 de julho de 2024 - 12:13Quero trabalhar nesta empresa…