O governador Helder Barbalho compartilhou,  na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, sobre o estado atual dos preparativos para a 30a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém, em novembro de 2025.

Na ocasião, Helder declarou que os preparativos estavam em andamento e que a COP30 de Belém seria a COP da floresta . ““Quem estava atrás de hotel seis estrelas teve a COP de Dubai para vivenciar. Quem quiser discutir meio ambiente na floresta será em Belém do Pará a mais extraordinária experiência de meio ambiente do pé no chão da Amazônia”, afirmou.

Além disso, o líder do governo estadual do Pará afirmou que as medidas tomadas para acomodar o evento ficarão como legado. “O governo estatal tem acesso a consultorias que nos permitem criar as soluções necessárias para os problemas que foram identificados”, disse.

O governador explicou que espera cerca de 140 líderes políticos participando de COP 30 , e que a participação popular será crucial para discutir a mudança climática .

“Temos certeza de que a participação e a mobilização da sociedade civil serão muito intensas . Nosso objetivo é que seja intenso. Para que a Amazônia possa desenvolver seu papel estratégico no meio ambiente, precisamos da presença de brasileiros, povos tradicionais e pessoas comprometidas com a causa”, frisou.

A apresentação do governador aconteceu na sede das Nações Unidas como parte do evento do Pacto Global da ONU – Rede Brasil debate agenda sustentável .​​

Além disso, o encontrou contou com  figuras destacadas, como Luiza Helena Trajano, líder do conselho de administração da Magazine Luíza; Fabio Galindo, diretor executivo do Future Carbon Group; Nikola Ivezaj, vice-presidente sênior de Global Citizen; e Alexandre Birman, diretor executivo da Arezzo&Co. (Foto: Thalmus Gama / Ag. Pará)

 

Com informação da Agência Pará.