A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que vai substituir o Registro Geral (RG) começou a ser emitida em todos os estados brasileiros a partir desta quinta-feira, 11.

Entre as novidades, está a possibilidade do documento ser adquirido tanto na versão em papel quanto na digital, assim, o usuário poderá apresentar a identificação até mesmo no celular.

 

Passo a passo

A solicitação das novas carteiras deve ser feita por meio de agendamento realizado pelo site da Polícia Civil do Pará, conforme já era praticado para a atual documentação.

Para fazer a solicitação da nova Identidade é necessário também que não haja pendências no CPF, já que a numeração utilizada será a mesma e os dados serão retirados da base da Refeita Federal.

Em seguida, o usuário deverá comparecer a um Posto de Identificação da Polícia Civil conforme a data de agendamento.

O prazo para a emissão da nova carteira é de aproximadamente 10 dias após a realização da coleta biométrica.

Para quem vai emitir a 1ª via, ela será gratuita. Já em caso de 2ª via, será cobrada uma taxa, conforme a legislação vigente.

Apesar da disponibilização da nova identidade, em cumprimento ao decreto federal nº 11.797, de 27 de novembro de 2023, o documento de identificação atual terá validade até janeiro de 2032, por isso o usuário não precisará se preocupar em fazer a atualização de forma urgente.

 

Quais dados vão conter na CIR?

No verso da nova carteira de identidade haverá um QR Code permitindo os órgãos verificar a autenticidade e saber se o documento foi furtado ou extraviado. Também haverá um campo caso a pessoa queira usar o nome social.

Na versão digital, é possível ainda incluir outros documentos, como carteira nacional de habilitação, título de eleitor, certificado militar e carteira profissional.

O serviço funciona por meio do Sistemas Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS), cujo banco