O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), apresentou, nesta segunda-feira (02), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém, o esquema de segurança que será desenvolvido, de forma integrada, durante a “Operação Círio 2023” durante a quadra nazarena. As ações têm como objetivo garantir maior tranquilidade aos romeiros e turistas que estarão na cidade durante os eventos do Círio de Nazaré.
Mais de 12 mil agentes das forças de segurança pública estadual, municipal e federal, além de órgãos parceiros, estarão empregados nas ações, que estão sendo desenvolvidas desde o primeiro semestre deste ano. A operação contará também com mais de 1.500 viaturas, motocicletas e tropa montada, para assegurar maior vigilância e policiamento nas vias da capital do estado.
“A operação Círio é uma das maiores operações do Sistema de Segurança com o emprego grande do nosso efetivo que atua, de forma integrada, em diversas programações na quadra nazarena. Este ano temos uma procissão nova, que é a Procissão da Acessibilidade, e ainda, um novo ponto de apoio da segurança para a chegada dos romeiros, onde nossas equipes prestarão total apoio à população que chega à cidade, pela rota da Alça Viária, para acompanhar as procissões”, declarou o titular da Segup, Ualame Machado.
Eventos – A Segup coordena o total de 18 ações que envolvem a festividade do Círio de Nazaré, incluindo 14 procissões e 4 eventos relacionados ao período da festividade, incluindo a ação de apoio à Diretoria da Festa, na “Caminhada dos Romeiros”, que este ano contará com a presença das forças de segurança tanto na rodovia BR-316, quanto na Alça Viária, uma das novidades da Caminhada para este Círio.
Câmeras corporais – Esse ano, além das mais de 300 câmeras corporais (Body Cam) que já são utilizadas pelo Detran e Polícia Rodoviária Estadual (PRE), serão utilizadas ainda, cerca de 200 novas câmeras corporais, por agentes da Polícia Militar do Pará, que atuarão nas ações de segurança da quadra nazarena, com objetivo de garantir maior veracidade durante as abordagens policiais executadas, oferecendo, assim, maior segurança nas ações tanto para a população quanto para o policial.
“O Círio será a primeira grande operação que iniciaremos com o uso das câmeras corporais que farão a transmissão, ao vivo, das abordagens e atuações dos policiais militares, com transmissão 4G, com monitoramento feito pelo Ciop, e pelos Centro Integrados de Segurança. Esse é o nosso grande diferencial para a programação da quadra nazarena esse ano. Câmeras serão utilizadas pelos Batalhões de turismo, Batalhão Águia, além de todos os Batalhões ligados ao Comando de Policiamento da Capital I”, ressaltou o titular da Segup.
Videomonitoramento – Durante as principais procissões, mais de 60 câmeras de segurança, monitoradas pelo Centro Integrado de Operações da Segup (Ciop), estarão mobilizadas para realizar o acompanhamento e fiscalização dos principais trajetos das romarias e eventos relacionados à quadra nazarena. As câmeras também estarão sendo espelhadas no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual.
CICC – A partir de 7h, da próxima sexta-feira (06), serão iniciadas as atividades do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC), localizado na Av. Almirante Barroso, 735, em Belém, onde estarão reunidos representantes de todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública Estadual, e órgãos parceiros, para o monitoramento das ações planejadas e o acompanhamento das movimentações dos cortejos que antecedem a procissão do domingo.
O Centro também funcionará como um ponto de apoio para os agentes de segurança e a população.
“Será instalado, mais uma vez, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, no Largo do Redondo, na avenida Nazaré esquina com a travessa Quintino Bocaiúva, no bairro de Nazaré, em Belém. O local servirá de base para as equipes de segurança que estarão monitorando, em tempo real, e com maior celeridade, as principais procissões da festividade que integram esse percurso”, ressaltou o secretário.
Ponto de Extração – Durante o Círio Fluvial, as equipes de segurança também estarão presentes, fiscalizando as embarcações para que as tripulações sigam o fluxo com tranquilidade. No percurso fluvial serão montados pontos de extração a fim de auxiliar as embarcações em caso de emergências ou eventualidades que venham a ocorrer durante o traslado.