Neste sábado (5), Marabá comemorou seu 112º aniversário com um importante presente: a inauguração da Policlínica Carajás e do Núcleo de Atenção aos Transtornos do Espectro Autista. O governador Helder Barbalho realizou a solenidade ao lado da vice-governadora, Hanna Ghassan.

A Policlínica/Natea Carajás Miguel Chamon , assim denominada em homenagem ao bisavô do deputado estadual Chamonzinho (MDB) e que foi um dos mais expressivos  comerciantes da atividade castanheira, em Marabá, proporcionará aproximadamente 575 mil atendimentos anualmente para os cidadãos da Região de Interação Carajás, abrangendo 17 municípios. Além disso, a estrutura disponibilizará serviços em mais de 30 áreas médicas e não médicas, criando mais de 220 oportunidades de trabalho diretas e indiretas.

A Policlínica Carajás está pronta para transformar os serviços de saúde na área, com uma previsão de mais de 575 mil atendimentos por ano. Este total inclui mais de 90 mil consultas médicas, 19 mil atendimentos com múltiplos profissionais, 408 mil exames laboratoriais e de imagem, além de 4.700 procedimentos cirúrgicos e a doação de aparelhos auditivos para 360 pacientes. Ademais, o Natea irá acrescentar mais de 52 mil atendimentos anuais a esse número, com 11.400 consultas e mais de 41 mil atendimentos multiprofissionais.

Serviço

A unidade oferecerá mais de 30 especialidades médicas, incluindo alergologia para adultos e crianças, anestesiologia, cardiologia em suas variantes geral, pediátrica e pré-operatória rápida, dermatologia, endocrinologia tanto geral quanto pediátrica, gastroenterologia e proctologia. A Poli Carajás também disponibilizará consultas nas áreas de pediatria, ginecologia, hematologia geral e pediátrica, hepatologia, infectologia, mastologia, nefrologia geral e pediátrica, neurologia clínica, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria, reumatologia e urologia.

Centro de Cuidado – Natae

 

 

A Policlínica/Natea dispõe de uma infraestrutura atualizada, oferecendo uma variedade de especialidades médicas e serviços de diagnóstico. Os cidadãos poderão utilizar esses serviços através da regulação municipal, recebendo encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde.

Serão disponibilizados também cirurgias de baixa complexidade, além de exames laboratoriais e de imagem, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia, ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia, entre outros.

O Núcleo de Apoio aos Transtornos do Espectro Autista (Natea) oferecerá atendimento especializado a crianças, jovens e adultos nas áreas de neuropediatria, pediatria, psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, assistência social e pedagogia. Os atendidos contarão com sessões interdisciplinares que abrangem práticas voltadas para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida.

A unidade prestará serviços para a população de 17 cidades na área de Carajás: Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Itupiranga, Marabá, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.

 

Discurso de Helder

O governador do Pará, em sua fala, disse: “Hoje nós temos o privilégio de abrir as portas da Policlínica de Marabá, uma estratégia de saúde no atendimento clínico, exames, consultas, com especialidades médicas que acelerarão o acesso a esses serviços para a cidade de Marabá, mas também para toda a região sudeste. Estamos falando de um equipamento que traz mais de 30 especialidades médicas, além do que há de mais moderno no diagnóstico de imagem, com equipamentos de ressonância, tomografia, mamografia e densitometria óssea. Portanto, temos todos os equipamentos necessários para viabilizar as consultas e, de imediato, gerar o diagnóstico e fazer o tratamento”.

também destacou que a estrutura ofertará a média de 10 mil atendimentos ao mês, tanto nas especialidades quanto do Natea. Além disso, a unidade contará com 34 mil exames.

Descentralização do serviço de atendimento

O governador paraense lembrou ainda da estratégia das Policlínicas no Estado.

“Nós já temos outras Policlínicas em funcionamento, como no Sudeste, em Tucuruí; no Nordeste, em Capanema e Bragança e na Metropolitana de Belém, na capital. Estamos também construindo em outras regiões, como na cidade de Santarém, que será inaugurado ainda esse semestre, além da construção das de Altamira e Breves, no Marajó. Com isso chegaremos a ter Policlínicas em todas as regiões do Pará, que estão necessitando da transferência de pacientes que necessitam do diagnóstico clínico para regiões distantes do local de moradia”, disse.

O governador garantiu que, a partir desta segunda-feira, o equipamento já estará atendendo as comunidades da região.

“A partir de segunda-feira já estaremos em funcionamento. Ontem a vice -governadora esteve visitando o Programa Por Todas Elas, e essas mulheres serão direcionadas para a Policlínica. Quero cumprimentar os profissionais de saúde, ao prefeito de Marabá Toni Cunha. Este espaço deve dialogar com as demandas das Prefeituras da região, para poder através da Regulação, encaminhar as pessoas da porta de entrada das unidades básicas, para darmos continuidade ao tratamento e ao diagnóstico. É importante todos saberem que Marabá ganha o que há de maior excelência no atendimento clínico e de diagnóstico em saúde de todo o Brasil chega ao município de Marabá”, concluiu.

Homenagem a Hanna

Durante a presença da comitiva de Helder Barbalho na cidade, a vice-governadora Hanna Ghassan foi condecorada com o título de cidadã de Marabá.

Em seu discurso, a vice-governadora  falou da satisfação pessoal de participar da entrega da poli. “Estamos muito felizes em entregar mais um importante equipamento para os moradores de Marabá no dia do aniversário de 112 anos da cidade. A entrega da Policlínica reforça o compromisso do Governo do Estado com a saúde da população paraense”, destacou.