Na manhã desta quarta-feira (22), o deputado federal Beto Salame esteve reunido, em Brasília, com o Secretário de Recursos Hídricos do Ministério da Integração Nacional, Antônio de Pádua, para discutir o cronograma de execução das obras na orla de Marabá, em especial do muro de arrimo às margens do rio Itacaiúnas.
A obra, requerida por Beto Salame ao ministro Hélder Barbalho, está avaliada em mais de R$ 60 milhões e não precisará de contrapartida do município, ou seja, a Prefeitura de Marabá será a gestora do contrato, mas não irá investir nenhum recurso para a execução desses serviços que deverão garantir a segurança das áreas que se estendem às margens direita e esquerda do rio Itacaiúnas, desde sua confluência com o Tocantins – região conhecida como “Pontão” – até próximo ao Cemitério São Miguel e à Vila Canaã, pela margem direita; e no bairro Amapá, pela margem esquerda.
“Em fevereiro deste ano, eu e o João Salame estivemos com o ministro Hélder e mostramos a ele o quanto essa obra é necessária para evitar que, no futuro, desastres naturais venham a acontecer em Marabá”, explicou Beto Salame.
“Agora, estamos discutindo com o secretário Antônio de Pádua a efetivação dessa obra, que começou a ser discutida quando eu exercia o cargo de Secretário de Planejamento de Marabá e o Pádua era o secretário de Obras da cidade. Durante o governo do João Salame, foi desejo nosso fazer essa obra, mas só agora graças ao apoio do Ministro Hélder Barbalho e com a presença do Pádua no Ministério da Integração, este objetivo está sendo alcançado”, disse Beto.
Nos próximos dez dias, uma equipe do Ministério da Integração Nacional estará em Marabá para as primeiras avaliações que embasarão os estudos técnicos. Logo após deverá ser licitada a obra que será executada graças aos recursos do Programa Nacional de Contenção de Encostas e Prevenção de Desastres Naturais.
Beto Salame comentou as próximas etapas dessa obra. Segundo ele, “um trabalho muito criterioso antecede a execução desse tipo de obra. Serão feitos os estudos e diversos testes que vão oferecer as informações essenciais para garantir a realização dos serviços”, disse Beto.
Beto Salame, que esteve acompanhado pelo Secretário de Obras de Marabá, Fábio Moreira e pelo ex-prefeito João Salame, disse estar feliz com a possibilidade de execução dessa obra.
“Está se aproximando o aniversário de Marabá e o melhor presente que posso dar para nossa cidade é trabalhar para torna-la cada dia melhor. Por isso, fico muito feliz em estar lutando para viabilizar a construção do muro de arrimo na Marabá Pioneira, uma obra que vai tornar ainda mais segura e bonita a orla da nossa cidade no bairro Francisco Coelho, local onde nossa história começou e onde muita gente humilde poderá viver com mais segurança e dignidade”, afirmou Beto Salame.
JULIMAR Rodrigues chaves
28 de março de 2017 - 21:09Essas mesas pessoas que estão criticando . dizendo que Marabá não merecem .são gentes ignorante e sem noção nenhuma . quando vê alguém conseguindo algo para a população acham ruim .ISSO É INVEJA PELA CAPACIDADE DOS LUTADORES .PARABENS DEPUTADO . não sou do pará mas a trabalhei ai e gostei muito e quem sabe com essa obra não retornarei .
Carla Saraiva
24 de março de 2017 - 13:40Quanta ignorância. Francisco o Ministério da Integração tem recursos para serem aplicados em contenção de encostas, cais de arrimo e erosões. Esse dinheiro não pode ser aplicado em saúde e educação. Quando aparece um dinheiro desses centenas de municípios vão atrás com o apoio de deputados e senadores. O fato do deputado Beto Salame ter conseguido o compromisso do ministério investir esse dinheiro em Marabá é um grande avanço que tem que ser parabenizado.
Djalma Guerra
23 de março de 2017 - 11:55Parabéns deputado ao votar contra a terceirização e precarização do trabalho . Perdemos, porem continuamos na luta e conto contigo deputado.
fagner
23 de março de 2017 - 08:47Mais uma mentira
Francisco
23 de março de 2017 - 07:30A gente podia pegar esse 60 milhões e investir na educação. O que vocês acha!!!.. Pra que um valor desse num lugar daquele que só serve pra prostituição e acabar com o rio!!…. Deputado lute pela educação e saúde…
Djalma Guerra
24 de março de 2017 - 21:28Quando a gente não sabe como funciona a coisa o melhor que fazemos é ficar calado Francisco.
Carlos Imperador
22 de março de 2017 - 22:49Isso é mais uma artimanha dos Barbalhos e Salames pra enganar o povo de Marabá. Isso é conversa fiada. Alguém ja esqueceu da ALPA. Veio Lula, veio Dilma, veio Salame, todos dizendo que a ALPA ia ser implantada em Marabá, mas ficou só na enganação.
Francisco
23 de março de 2017 - 12:28Alpa foi na gestão do Maurino… Presta atenção Soldado.
Djalma Guerra
24 de março de 2017 - 21:29Carlos me responda por favor: O que tem o C. a ver com as calças?