Instituto do sociólogo Edir Veiga, professor da Universidade Federal do Pará, publicou pesquisa sobre a percepção da população de Belém sobre a eleição de 2014.
Consulta foi feita apenas na capital, conforme divulgação do site Bilhetim, assinado pelo próprio sociólogo, e mostra um quadro bastante interessante: citação do nome do prefeito de Marabá, João Salame, entre aqueles que podem ser indicados pelo governador Simão Jatene para disputar a sua sucessão, em caso do atual governante não se candidatar à reeleição.
Na percepção de 3% da população de Belém, Salame aparece em segundo lugar como “nome mais forte”.
Em primeiro, Jader Barbalho.
Claro, no mundo real das articulações políticas, nem Jader – muito menos Salame, terá a simpatia de Jatene, em caso de uma hipotética saída de Simão da vida política, por problemas de saúde.
Mas há necessidade de se fazer uma leitura mais arredondada da avaliação do nome de João Salame numa pesquisa realizada exclusivamente com eleitores da capital.
No mínimo, há de se considerar novas estratégias dos defensores da luta pela criação do Estado de Carajás quanto ao tratamento que deve ser dado às “elites de Belém”, como se afoitam em dizer, quase sempre tratados a coice e berro – exatamente aquele quinhão do eleitorado que decide qualquer iniciativa de divisão do Estado.
O próprio prefeito de Marabá, em recente conversa com o pôster, defendeu mudanças de estratégias em relação ao processo de emancipação político-administrativo.
A seguir, publicação da pesquisa da empresa de Edir Veiga:
—————————
Pesquisa Belém: Percepção da cidade sobre 2014
Edir Veiga 27 de abril, 2013 – 16h54
Estamos apresentando a primeira pesquisa sobre a percepção do eleitorado sobre as disputas para o governo e o senado em 2014.
Nesta primeira sondagem não colocamos, a priori, o nome do governador Jatene na lista dos possíveis candidatos. Optamos em verificar quais seriam os nomes, dentro da base governista, que poderiam emergir num contexto de impossibilidade, por parte de Jatene, de não poder concorrer em 2014 por impedimento envolvendo problemas de saúde, como vem se especulando no estado nos últimos meses. Verificamos também nomes de oposição lembrados pelos entrevistados em relação à sucessão de 2014.
Nos próximos dias, divulgaremos nova pesquisa, agora já inserindo o nome do governador Jatene, como possível candidato à reeleição.
Quanto à pergunta sobre o desempenho do prefeito Zenaldo, nos primeiros 100 dias de gestão, 89% dos entrevistados optaram pela alternativa: nem melhorou e nem piorou, e em conversa com nossos pesquisadores, afirmavam que ainda é muito prematuro para emitir opinião sobre o desempenho de um prefeito, com apenas 100 dias de governo.
Esta pesquisa contem ainda o nome do deputado mais bem avaliado na ALEPA e nível de conhecimento da população sobre o atual presidente da ALEPA. A pesquisa completa, com informações detalhado por distritos de Belém e segmentada por sexo, idade e faixa etária está à disposição dos partidos, parlamentares e instituições de uma forma geral, ao preço simbólico de quinhentos reais, para cobrir despesas de coleta e tabulação dos dados.
Informações metodológicas;
A pesquisa entrevistou 400 pessoas, segmentadas por sexo, idade, renda, faixa etária e distritos de moradia na cidade. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos.